MONISHA LEITE



BIO
Monisha Leite nasceu em São Paulo, Brasil, em 1970.
Monisha estudou Artes Plásticas na ECA - Escola de Comunicações e Artes, na Universidade de São Paulo, onde começou a explorar e pesquisar a relação entre arte, espiritualidade e natureza, participando de exposições coletivas e individuais.
Desde muito jovem, desenvolveu um relacionamento íntimo com o mar que influenciaria profundamente sua vida e seu trabalho como um todo. Quando adolescente, foi impulsionada por uma incansável busca para desvendar os mistérios da alma humana. Esse anseio interior levou a artista a conhecer diferentes caminhos espirituais e de autoconhecimento.
Monisha mergulhou no mundo das imagens, símbolos e mitos como membro ativo da Fundação Joseph Campbell no Brasil por muitos anos e, como artista, foi convidada a participar das comemorações do Centenário de Joseph Campbell em São Paulo, em 2004.
Entre 1995 e 2009, co-fundou e trabalhou como diretora de arte na 'Casa Sol', um espaço de arte e design, onde foi convidada para criar intervenções artísticas e peças exclusivas para a marca Absolut Vodka.
Nos últimos anos, mudou-se para a beira do mar, no sul da Bahia e, além de dedicar-se a seu trabalho visual, fundou junto a outros artistas o coletivo Cadêlelê Corpo Criativo, onde desenvolveu projetos multidisciplinares, trabalhando como criadora, atriz-manipuladora de objetos e diretora teatral de formas animadas. Entre esses trabalhos, destaca-se o espetáculo C.R.U.- Contos Rústicos Universais - peça que reúne artes visuais, teatro e dança - vencedora do Calendário de Artes, da Fundação Cultural da Bahia.
A expressão poética de Monisha Leite é a alquimia resultante entre suas explorações pessoais sobre a jornada humana, os reinos do corpo e da alma, seu vínculo primordial com o mar e a natureza que finalmente a levou a uma profunda conexão com a Freqüência Feminina do Mundo, o aspecto Yin da nossa Existência.
Estas são a matéria-prima e a nutrição que permeiam sua imaginação e a inspiram a criar imagens únicas de força e delicadeza, manifestadas através de desenhos, pinturas, montagens, fotografia, mídia mista e movimento.
